FANDOM

Zeus era o Deus das tempestades e do relâmpago,seu nome significa "amontoador de nuvens". Era também o rei dos Deuses, rei do Monte Olimpo, e o terceiro rei dos Cosmos, a seguir do seu pai Cronos. Era filho de Cronos e Reia, e marido da sua irmã Hera.

É o filho mais novo de Cronos , seus irmãos eram: Héstia , Deméter , Hera , Poseidon e Hades.

Nascimento Editar

Cronos , o senhor do tempo recebeu uma profecia de Urano , que como ele fez com seu pai , assim seria feito com ele. Com medo ,Cronos , comia seus filhos , logo no dia em que nasciam , assim foi com Héstia , Deméter , Hera , Poseidon e Hades. Porém, como eram imortais os 5 deuses ficaram esperando no estomago do pai.

Réia cansada de ter os filhos comidos , ao parir o 6º filho , decidiu esconde-lo numa caverna em Creta. Dando ao seu marido uma pedra. Durante a infância foi alimentado com o leite da cabra Amaltéia.

Confronto Editar

Paixões e filhos Editar

A primeira esposa de Zeus foi Métis , a deusa da prudência , quando a deusa estava grávida de Atena , Zeus recebeu uma profecia , vinda de Gaia . A profecia era que o segundo filho do casal iria destronar Zeus, e que isso era um ciclo eterno. Zeus preocupado , propoe uma brincadeira para Métis , em que eles se metamorfoseavam em varios animais. Até que Métis se transformou em uma mosca , e Zeus a comeu viva. Porém a cabeça de Zeus cresceu monstruosamente , Zeus pediu para levar uma martelada na cabeça para algum ciclope (algumas histórias relatam Hefesto , porém ele não havia nascido , ele nasce da 3ª esposa de Zeus , Hera ) , e da Cabeça de Zeus , Surge Atena , a deusa da sabedoria , com armadura completa empunhando um lança.

Com Têmis , Zeus não teve filhos.

Com Hera , teve Ares , Hefesto .

Em algumas versoes Zeus teria enamorado Dione com quem teve Afrodite. Afrodite seria uma bastarda.

Com a Maia teve Hermes , assim como afrodite Hermes seria um filho extra conjugal.

Com a princesa Semele teve Dioniso . Porem quando Semele estava gravida , ela morreu , Zeus então resgata dioniso e o coloca dentro de sua perna , suturando a pele . após alguns meses dioniso nasce e Zeus o devolve ao mundo.

Além dessas relaçoes existem filhos extraconjugais com mortais como é o caso de Hércules, Perseu , Castor, Pólux e Jasão.

Também no FANDOM

Wiki aleatória